A plataforma online Atados é um site não-responsivo, o que dificulta seu uso em condições fora de um desktop. Dessa forma, a retenção de seus voluntários na plataforma acaba sendo baixa, pois a maioria usa o site para consulta e depois abandona. 
Ressalta-se que a Atados não tem vínculo com este projeto, sendo este fictício, entretanto ele será ofertado à instituição para ser implementado, de forma que a participação das designer também se dá em caráter voluntário.
Hoje é difícil para qualquer ser humano ignorar os inúmeros problemas recorrentes nas sociedades em geral. Com a extrema popularização da internet e, especificamente, de redes sociais, disseminam-se incontáveis quantidades de informação e a maneira como essas plataformas funcionam facilita sua visualização por pessoas que até estão fisicamente muito distantes do problema.
Esse fenômeno, muito particular a este momento, apela para o emocional das pessoas,  e elas se sentem capazes e autônomas para fomentar uma transformação social, em detrimento de esperar uma atitude de governos, muito grandes e pouco interessados, em geral, para mudar essas situações. Surgem então diversos projetos sociais sem fins lucrativos para atuar em áreas que precisam de apoio e suporte. Esses projetos são conjuntos de pessoas que doam horas de seus dias para atuar em uma causa em que acreditam fazer a diferença. Inumeráveis voluntários participam ativamente desse tipo de ação, seja criando projetos seja apenas participando deles.
Ser voluntário é gratificante e rende bons olhares. O retorno não vem em dinheiro, mas definitivamente vem em olhares, sorrisos, abraços. É importante destacar que, claramente, trabalho voluntário vem com ônus, ou todos os fariam. É exaustivo, muitas vezes, toma um tempo muito maior do que o planejado e requer urgência. Junta-se a isso o fato de que muitos desses projetos não recebem apoio ou doações, e seus voluntários acabam precisando pagar de seus próprios bolsos.
Em pequenos projetos, porém, sejam recentes sejam pouco organizados, essa transformação social vem aos poucos, ainda que seja importante. Como qualquer pessoa pode começar um projeto, isso não significa que ela tenha os recursos nem a expertise necessários para fazê-lo crescer. Por serem pequenos, esses projetos não ganham a visibilidade suficiente para atrair novos voluntários, que se acumulam nos grandes projetos, e enfrentam sérios obstáculos para continuar funcionando. Paralelamente, os pequenos projetos têm dificuldades de reter os poucos voluntários que chegam a eles por falta de uma explicação clara de tarefas e por uma liderança difusa, que ainda precisa se dividir em várias funções e não consegue dar a atenção devida a orientar novos voluntários.

Breve navegação pelo protótipo

Processo de desenvolvimento do aplicativo explicado detalhadamente

Wireframes

You may also like

Back to Top